Vida profissional e familiar – Boas práticas para empresas

13. Vida profissional e familiar (05-10-2016).jpg

São cada vez mais as empresas que se preocupam com a vida pessoal dos seus colaboradores e que mantêm as portas abertas para os ajudar a enfrentar as situações preocupantes do dia-a-dia. O filho que tem de ir buscar à escola muito cedo, a mãe que está hospitalizada e precisa de cuidados especializados quando voltar para casa. Enfim, há toda uma panóplia de situações que atravessam as nossas vidas familiares e que nos impedem de estarmos concentrados no trabalho.

Por Carla Pacheco, Diretora Técnica da Good4life

Hoje salientamos alguns exemplos de boas práticas que podem ser inspiradoras para os empreendedores.

  1. Criar um clima informal para que o colaborador se possa dirigir aos Recursos Humanos ou directamente à gerência para expor a sua situação. Manter uma parceria com uma empresa de apoio domiciliário que poderá responder de forma imediata com a sua equipa de especialistas é uma forma rápida de encontrar ajuda.
  1. Envolver a família dos funcionários na política de recursos humanos pode ser simples, barato e ajuda a reforçar o vínculo entre eles e a empresa. Não é difícil nem muito caro promover esse tipo de integração — bastam imaginação e boa vontade.  Incentive trocas internas (brinquedos, livros, etc) que diminuem os gastos e os desperdícios.
  1. Organizar palestras e worshops mensais dedicadas ao bem-estar é à qualidade de vida podem também ser uma forma interessante de partilha de ideias e soluções. Temas como alimentação saudável ou massagem para bebés são temas que normalmente são bem acolhidos.
  1. Contactar o comércio local para fazer parcerias que possam traduzir-se em descontos para os seus funcionários. Creches ou centros de ocupação de tempos livres podem representar uma mais-valia, dado que as crianças ficam próximas do local de trabalho dos pais e estes ficam mais tranquilos com a gestão dos seus horários, beneficiando em simultâneo de algum desconto especial na aquisição destes serviços.

 

O sucesso de uma empresa é determinado por quem nela trabalha. Quando os colaboradores verificam que há uma verdadeira preocupação por parte do empregador, produzem mais e sentem-se recompensados pelo esforço desenvolvido.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s